Escolher um carro para comprar pode acabar não sendo uma tarefa simples para algumas pessoas. Tem quem queira tudo perfeito, desde a mecânica e os acessório até mesmo a cor. Porém, dentre todas as cores de carros existentes no mercado automotivo brasileiro, algumas são mais valorizadas do que as outras na hora da revenda.
O branco, por exemplo, atualmente está muito na moda. Com isso, se tornou uma das cores de carros mais vendidas dentre os 0 km. O prata, outra cor neutra e muito comum, é outro que tem um apelo de mercado grande.
Cores sóbrias tendem a ser mais vendidas — e isso conta muito na hora da escolha da cor do nosso carro. Sim, a cor está muito ligada ao estilo do proprietário do carro. No entanto, o lado financeiro pode acabar pesando na escolha.
As cores de carros preferidas
Comprar um carro não é uma simples atividade para o consumidor brasileiro. Escolher uma dentre as várias cores de carro disponíveis no mercado é uma das tarefas árduas de seleção que todo mundo que compra um veículo novo ou usado faz. Antigamente, o prata era a bola da vez, ainda mais entre os populares. Nos dias de hoje, isso mudou. Segundo estudo feito em 2020 pela PPG, renomada fabricante de tintas automotivas, na América do Sul o branco é a cor mais popular na América do Sul. Se antes era apenas para táxis e veículos de serviço, atualmente, ela está totalmente disseminada na população. Aproximadamente, 34% dos carros novos vendidos no período foram na cor branca.
A cor preta é aquela que nunca foi unanimidade entre os compradores de carro. Mas segue na 2ª posição, com 18% da preferência. Apesar de sujar mais e de qualquer dano na pintura ficar claramente evidente nesse tipo de tonalidade, ela ainda é bastante associada à classe e sofisticação.
O prata, antigo líder, fechou 2020 na 3ª posição, com 12% da preferência. Sua neutralidade e facilidade de revenda, aparentemente, continuam pensando muito a favor para o consumidor. O mesmo se aplica ao quarto colocado do ranking: cinza, também com 12% da preferência.
Ao cinza, se aplica mais ou menos a mesma que18stão do preto: neutra e fácil de lidar. Correm por fora algumas cores mais “coloridas”, como o vermelho. Depois das neutras, essa é a cor mais escolhida para carros novos — em torno de 8%.
Vantagens e desvantagens de algumas cores
Escolher uma, dentre as cores de carros disponíveis para o seu automóvel, na verdade, vai além do estilo. Claro, provável que todos tenhamos aquela cor preferida em determinada categoria de carro. Entretanto, sábio é aquele que escolhe um das cores de carros que não lhe trará problemas na hora da revenda. Isso, pois, queira ou não, há cores mais influentes do que outras durante uma negociação de carro usado. A tabela Fipe, oficialmente, não avalia cores de carros na hora de determinar o valor médio de mercado de um modelo específico. Quem faz essa avaliação, na verdade, são os próprios consumidores. O branco, cor mais vendida do mercado, segue em alta no mercado de carros 0 km e, algumas vezes, é até cobrada como uma tonalidade especial. Como normalmente acontece com as cores perolizadas ou metálicas. Entretanto, em uma carroceria branca, a sujeira fica mais evidente.
Além da dificuldade de acerto do tom nos casos de carros pintados com tons de branco perolizado.
Como dito mais acima, o preto é uma cor relacionada à sofisticação. Mas sendo escura, ela absorve muito calor, podendo deixar o carro abafado por dentro. Mesmo o prata, uma das mais populares há muitos anos, possui os seus defeitos: pela sua pigmentação diferenciada, tende a ser uma das mais caras dentre as cores comuns.
Já os carros coloridos, provavelmente, serão rejeitados por uma certa parcela do mercado. Eles chamam muito mais atenção do que os carros de cor neutra — o que pode ser bom em caso de acidentes, por exemplo, pois o carro é muito visível. Porém, dentre os coloridos, o que mais se destaca é vermelho, visto que é o mais barato dessa categoria.
As cores de carros mais valorizadas
Como já deu para perceber ao longo deste texto, cores de carros mais neutras são as mais preferidas dentre os consumidores. Ou seja, uma cor de carro mais sóbria pode significar um valor de revenda maior do que outras mais chamativas. A demanda por cores neutras — branco, prata, cinza e preto — é grande. De acordo com a lógica econômica, quanto mais a demanda para um produto, o seu preço, muito provavelmente, será maior. Isso acaba acontecendo com as mais valorizadas, como o branco e o prata. A primeira, inclusive, é a que tem mais apelo de mercado, pois, certamente, é a cor da moda. O prata é a cor mais estabelecida dentre as mais valorizadas. Ok, ele já saiu de moda, mas, mesmo assim, continua lá no topo. Antes de se tornar uma cor legal, o branco era só para táxi. É difícil, então, prever o comportamento do mercado depois que ele sair de moda. O prata resistiu, e continua vendendo bem. Dentre os coloridos, uma das cores que mais se salvam é o vermelho.
É normal vermos essa cor em carros na rua. De fato, é chamativo, mas muito mais aceito do que o verde ou mesmo o carro cor de rosa. Cores fortes podem ser consideradas uma faca de dois gumes: estilosos, porém pouco valorizados.
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