O mercado aquecido pode ser o incentivo que faltava para você realizar os seus sonhos; veja aqui como montar uma loja de carros usados
A crise dos chips que provocou a parada de fábricas de carro no Brasil e no mundo acabou refletindo também no aumento da procura por carros usados no mercado brasileiro.
O mercado aquecido pode ser o incentivo que faltava para você finalmente realizar o sonho de ter a sua loja de usados. Mas você não tem muita ideia de por onde começar? Então confira algumas dicas a seguir algumas dicas:
Escolha o ponto certo
Se quiser ficar em evidência, será preciso garantir um ponto de venda em alguma região já conhecida pelas lojas de carro. E não é só isso: descubra o que os seus concorrentes oferecem e como eles trabalham.
Somente sabendo como funcionam as lojas da região é que você terá uma ideia de qual público atingir e quais os diferenciais o seu negócio poderá oferecer.
Se o seu objetivo for vender modelos mais específicos ou de menor procura, como modelos importados e de luxo, as regras mudam um pouco. Já é possível investir, por exemplo, em um ponto de vendas mais distante das lojas tradicionais.
Beleza é tudo
Foi-se o tempo em que loja de carro usado era sinônimo de galpão apinhado de carros. Atualmente, é cada vez mais comum que os estabelecimentos desse tipo tenham uma aparência muito mais próxima do showroom de uma concessionária.
Por isso, vale a pena investir na criação de um espaço agradável, que deixe o cliente confortável para levar a família e escolher com calma o seu próximo carro.
Foco no que você sabe
Se você pensa em abrir uma loja de carros muito provavelmente já tem alguns anos de experiência como vendedor.
Por isso mesmo, contrate um escritório de contabilidade para resolver toda a parte burocrática a respeito da abertura da empresa, licenças e gerenciamento dos tributos.
Além de um contador, ajuda também ter uma parceria com um despachante (um conforto a mais para você e para o seus clientes) e com uma empresa que faça a vistoria dos automóveis (para evitar cair em uma cilada ao fazer uma compra ruim).
O objetivo é concentrar a sua energia no que você sabe fazer, que é vender carros.
É neste ponto que o seu conhecimento de mercado vai falar mais alto. Só assim você vai saber evitar a cilada de montar um estoque com carros que sejam difíceis de vender. Ou, por exemplo, pagar caro demais em um carro que não vai render o seu investimento.
Por isso, é importante ficar atento a tudo o que acontece neste mercado. Invista também em uma boa equipe de vendedores, mantendo-os motivados para cumprir as suas metas.
Já dizia o velho chavão: “A propaganda é a alma do negócio”. Pois se você quer que a sua loja apareça, deve investir em marketing.
Isso vale tanto para a publicidade tradicional quanto para as redes sociais e para o famoso boca a boca. Tratar os clientes com respeito e honestidade vai fazer com que ele volte e/ou traga outros compradores para o seu negócio.
Gestão
Já existem softwares que permite organizar a rotina da loja e ter um controle preciso do estoque e da movimentação financeira do negócio.
Afinal, organização é fundamental para o bom funcionamento de qualquer negócio. Só com informações precisas e que será possível montar estratégias para dar os seus próximos passos rumo ao sucesso.
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