O Detran-SP liberou a forma automática pelo aplicativo Popupatempo para fazer transferência de veículos no estado para pessoas físicas
O Detran-SP anunciou nesta terça (12) que a transferência de veículos pode ser feita de forma automática pelo aplicativo Poupatempo a partir de hoje. A novidade está disponível para pessoas físicas que possuem o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos digital, o CRLV-e, e seus veículos são fabricados após 2021 e possuem a placa padrão Mercosul.
Para realizar a transferência de forma automática, é necessário que o proprietário tenha uma conta Gov.Br nos níveis prata ou ouro. O processo, que anteriormente podia levar entre três e dez dias úteis, agora pode ser concluído em apenas cinco minutos.
Segundo informações fornecidas pelo Detran-SP, antes de iniciar o processo digital, os proprietários devem garantir que o veículo tenha passado por uma inspeção veicular, conforme exigido no processo tradicional.
O valor da taxa de transferência é de R$ 272,27 e pode ser paga através do sistema PIX integrado ao aplicativo, que também permite a quitação de outros débitos relacionados ao veículo.
Inicialmente, a transferência digital está disponível apenas para pessoas físicas, sendo necessário que o veículo tenha placa Mercosul e CRLV-e do Estado de São Paulo, além de ter sido fabricado após 2021. Uma segunda fase contemplará veículos fabricados antes de janeiro de 2021, desde que o novo proprietário resida no mesmo município de cadastro do veículo.
Passo a passo para a transferência de veículos pelo aplicativo Poupatempo:
Ter conta nos níveis Prata ou Ouro no aplicativo Gov.Br;
Baixar o aplicativo Poupatempo nos celulares do vendedor e do comprador;
Ter o CRLV digital ou convertido do papel para o digital;
Realizar a vistoria do veículo por uma empresa credenciada junto ao Detran (aprovada no máximo há 60 dias);
Selecionar a opção “Transferir Propriedade de Veículo” no app Poupatempo para enviar os documentos CRLV-e e inspeção veicular;
O sistema registrará automaticamente a assinatura eletrônica, bem como a intenção de venda e compra do automóvel.
Comentários