É cada vez mais exigido que empresas se reinventem para melhorar e aumentar sua eficiência produtiva. Para não serem engolidos pelo mercado e se manterem competitivos, lojistas do mundo todo precisam renovar constantemente suas estratégias comerciais, utilizando mecanismos de conquista e manutenção de seus clientes.
Algumas das estratégias mais eficientes são: seleção e relacionamento com fornecedores e clientes; atendimento aprimorado; diversificação de produtos e serviços; e padronização de processos. Para que seu negócio prospere e esteja em sintonia com o público, confira abaixo 5 dicas de como otimizar alguns elementos de sua empresa:
1 – Cultivar um relacionamento com o cliente: Um bom atendimento virou a maior arma que uma equipe de vendas pode ter, e trabalhar na construção de um bom relacionamento pode ser a chave para conquistar clientes importantes. É necessário traçar o perfil do cliente e conhecer seus gostos e preferências, visando inclusive uma futura fidelização. O feedback também é uma boa forma de explorar um diferencial na sua empresa. Além de ser essencial para o desenvolvimento e construção de um negócio, ele é um grande indicador de qualidade, mesmo que seja negativo. Priorize o consumidor, faça bom uso das informações obtidas e procure suprir as necessidades de seu público.
2 – Ajude seu cliente a compartilhar sua experiência: As redes sociais mudaram completamente o modo dos clientes interagirem, e comprar se tornou um algo social. Afinal, qual é a graça de conquistar um novo produto sem contar para os amigos? Se seu negócio é uma loja online, fica muito mais fácil incentivar os consumidores por meio de caixas de comentários e botões de compartilhar, e mais, fornecer uma experiência marcante e diferenciada para seu cliente, certamente vai fazer com que o mesmo opte pela sua loja mais de uma vez.
3 – Agilidade e controle de linha de produção: Sua gestão só terá controle total da produção se os processos forem mapeados. É importante manter um bom acompanhamento da mercadoria ou serviço que você oferece para não ocorrer atrasos ou mal-entendidos. Qualquer problema durante uma nova aquisição pode acabar manchando sua marca para futuras compras. Atrasos, alterações de prazos e falta de controle rígido fazem com que os consumidores percam a confiabilidade no seu negócio, fazendo com que eles tenham preferência em procurar a concorrência.
4 – Melhore a qualidade do produto: Se você possui um produto sem muita qualidade, é bem provável que o cliente o substitua por outro fornecedor. Outro aspecto importante é saber qual o produto mais procurado em sua loja. É importante que um produto em especial se destaque em meio a concorrência, seja pela qualidade ou preço.
5 – Escolha um único software para operar toda a gestão: Quando você escolhe um software completo e utilizável por todas as áreas da sua empresa, você garante mais eficiência e agilidade. Ao padronizar seu processo de venda, as resoluções de problemas ficam mais fáceis, assim, seu negócio poderá oferecer o mais sensato ponto de equilíbrio entre a demanda dos consumidores e a capacidade produtiva da empresa.
Segundo Ricardo Lima, sócio proprietário da Pagamos Já e especialista em processos padronizados de venda, além de controle rígido e capital de giro para estoque, uma organização precisa de padronização nos processos para obter resultados visivelmente positivos e alcançar a redução de custos.
Ricardo Lima
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