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Quais são os carros mais seguros fabricados no Brasil?


O tema carros mais seguros ganhou força no mercado automotivo brasileiro na última década, principalmente a partir de 2014, quando airbag duplo e freios ABS se tornaram obrigatórios em todos os carros de passeio e comerciais leves.


Embora ainda existam pontos para avançar, é inegável que os carros produzidos no Brasil já estão mais seguros do que há alguns anos, com cada vez mais modelos incorporando, além de estruturas mais reforçadas, tecnologias para evitar acidentes.

Confira a seguir os carros brasileiros mais bem avaliados nos crash tests realizados pelo Latin NCap. Organização que avalia a segurança dos automóveis vendidos na América Latina.


Chevrolet Onix/Onix Plus

Avaliado em 2019, os Chevrolet Onix e Onix Plus registraram cinco estrelas na proteção de ocupantes adultos e crianças. No impacto frontal, os modelos compactos da Chevrolet oferecem proteção adequada à cabeça do motorista e boa para o passageiro. Assim como a proteção ao pescoço de ambos os ocupantes.

Mas os joelhos do motorista e do passageiro têm apenas proteção marginal, pois são expostos a estruturas perigosas atrás do painel no impacto. Quando o assunto é batida lateral, a avaliação do Latin NCAP mostrou que houve boa proteção para cabeça, abdômen e pelve, além de uma proteção adequada para o tórax.

Outro ponto que pesou a favor do modelo foi o seu conteúdo de segurança: todas as versões contam com seis airbags e controles eletrônicos de tração e estabilidade.


Toyota Corolla

Testado em 2019, o sedã da marca japonesa também recebeu a pontuação máxima de cinco estrelas. O sedã da marca japonesa oferece boa proteção à cabeça e ao pescoço tanto do motorista quanto do acompanhante em um impacto frontal. Já os joelhos do motorista apresentaram uma boa proteção por causa do airbag de joelhos.

No impacto lateral, o Toyota Corolla oferece airbags laterais e de cortina para a cabeça que dão boa proteção à essa área, ao peito, ao abdome e à pelve. No teste de impacto lateral de poste os resultados também foram positivos nessas áreas do corpo dos ocupantes.

Todas as versões do sedã médio contam com sete airbags e controles eletrônicos de tração e estabilidade. As versões Altis e GR-S contam ainda com frenagem autônoma.


Volkswagen Virtus/Polo

Segundo o Latin NCAP, como o Virtus e o Polo possuem a mesma estrutura, desde a frente até o pilar B, o impacto frontal e o lateral de poste feitos no Polo, bem como seus resultados, foram levados em conta para a avaliação da proteção do Virtus realizada em 2018.

O VW Virtus tem uma distância entre eixos maior que a do Polo, por isso foi realizado nele um novo teste de impacto lateral, e como resultado o veículo apresentou o mesmo nível de proteção que seu irmão hatch.

A avaliação mostrou ainda que os airbags, quatro no total, sendo dois frontais e dois laterais de cabeça-tórax, tem ação adequada em um impacto lateral. Polo e Virtus conta com airbags laterais e controle eletrônico de estabilidade em todas as versões.


Volkswagen T-Cross

Outro modelo com pontuação máxima no Latin NCap é o SUV Volkswagen T-Cross. Avaliado em março de 2019, o SUV compacto produzido em São José dos Pinhais (PR) ofereceu proteção boa à cabeça e ao pesçoco de motorista e passageiro no impacto frontal.

O peito do motorista recebeu proteção adequada e o do passageiro, boa; por parte dos sistemas de retenção. Os joelhos do motorista e do passageiro apresentaram boa proteção.

Já no impacto lateral, os airbags laterais proporcionaram boa proteção para cabeça, tórax, abdome e pelve. Todas as versões do modelo trazem seis airbags e controle eletrônico de estabilidade.

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