Segundo a startup UCorp, os custos de manutenção de um carro movido a eletricidade podem chegar a ser até dez vezes menores que de um modelo concorrente movido a combustão. No estudo, realizado pela empresa, foram comparados os gastos de manutenção, eficiência e até emissão de CO2 de carros elétricos e a combustão.
Na análise, um dado interessante foi apontado quanto ao número de componentes de um modelo elétrico contra um a combustão. Enquanto um carro que usa combustíveis fósseis possui 2.400 peças, em média, um elétrico possui apenas 250, diminuindo a quantidade de itens a serem inspecionados na hora da revisão.
Sobre o desgaste dessas peças, o carro elétrico ganha outra vantagem também. O custo energético do carro elétrico é bem menor, sendo que ele aproveita 90% da eficiência energética disponível, enquanto um modelo a combustão aproveita apenas 30%. Isso faz com que o custo operacional do sistema do carro elétrico seja menor, pois sofre um desgaste muito inferior de seu conjunto motriz.
Quando comparamos modelos similares em uma revisão periódica de seis meses, por exemplo, o custo médio para um elétrico é de R$ 250 em cada revisão, enquanto em um movido a combustão sobe para R$ 800.
Custos de revisão em carros elétricos
Se colocarmos em comparação um Peugeot 208 1.6 que custa a partir de R$ 89.990, o custo de revisão para o consumidor após 60 mil quilômetros rodados é de R$ 4.828. Já os gastos de revisão para o mesmo modelo, porém elétrico, o e-208 GT, que custa R$ 269.990, desce para R$ 2.103.
Enquanto o plano de manutenção do movido a combustão custa 5,4% do valor do veículo, as revisões do elétrico saem por 0,8%. Na comparação entre ambos, o plano do elétrico sai por 56% mais barato.
Outro modelo que podemos usar de exemplo também são os utilitários esportivos da JAC, o T60 Plus 1.5 turbo versus o E-JS4. Enquanto o primeiro sai por R$ 144.990 e o plano de revisão de 60.000 quilômetros rodados fica em R$ 5.784, o elétrico E-JS4 de R$ 264.900 possui pacote de revisões por R$ 2.094.
O SUV movido apenas a gasolina tem seu plano de revisão com custo de 4% referente ao seu valor zero-quilômetro, enquanto o do E-JS4 fica na casa dos 0,7%. O plano do elétrico é 64% mais barato que o plano do modelo térmico.
Atualmente, outro modelo da JAC, o E-JS1, é o veículo elétrico mais barato a ser vendido em nosso mercado. O plano de revisão é igual ao do E-JS4, porém, a vantagem é que o custo do E-JS1 é bem mais em conta, saindo por a partir de R$ 164.900.
No seu plano de revisão são inspecionados itens do motor elétrico, além de incluir a troca de filtro do ar-condicionado e do fluido dos freios. O modelo ainda oferece 5 anos de garantia para o carro e a bateria é sem limite de quilometragem.
Além da manutenção sair melhor para o bolso do consumidor, um carro elétrico também proporciona economia no dia a dia, principalmente se analisarmos fatores como a alta no preço dos combustíveis. Enquanto um para encher o tanque de veículo a combustão é necessário gastar R$ 275, em média, um elétrico para ter sua carga completa gastará apenas R$ 22,44.
Além das vantagens para o consumidor final, frotas de carros eletrificadas, como veículos de empresas, acabam proporcionando também uma melhor gestão das companhias sobre como acontece o uso dos carros pelos colaboradores, ajudando também na diminuição de carros nas ruas, de multas, e economia na locação de carros.
E é bom lembrar que o mercado de elétricos está em plena expansão. A General Motors, por exemplo, anunciou o investimento de 35 bilhões de dólares em carros autônomos e elétricos até 2025, além de uma parceria com a Honda que dará origem a dois SUVs elétricos inéditos. No Brasil, a Nissan ampliou a rede de concessionárias autorizadas a vender o eletrificado Leaf de 7 para 44 pontos de venda.
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