A Stellantis anunciou na Argentina um aumento expressivo da produção dos modelos Fiat Cronos e Peugeot 208 nas plantas de Ferreyra e El Palomar, respectivamente em Córdova e Buenos Aires.
O acréscimo se dará ainda este ano e a estimativa da empresa é de triplicação da produção do Fiat Cronos, com o dobro do volume atual a ser exportado ao Brasil. Além disso, a Stellantis aumentará para 41% de peças locais para ampliar a cadência do Peugeot 208.
Esse aumento vai gerar 370 novos postos de trabalho em El Palomar. O aumento visa a exportação, especialmente para o mercado brasileiro. Por aqui, o Cronos nunca emplacou bem.
Nascido com a promessa de ser um player de peso da Fiat num segmento forte, o sedã compacto não acelerou e ainda teve que competir com o velho Grand Siena. Sem motor 1.0 como o Argo, o Cronos perdeu parte do apelo que poderia ter devido ao irmão mineiro.
Até fevereiro, o Grand Siena emplacou 2.455 unidades contra 1.481 do Cronos. Nem é preciso dizer que o mais velho se apoia no motor 1.0 e nos preços menores.
Já o Peugeot 208 vendeu 1.406 unidades no primeiro bimestre e está bem longe de Polo e Yaris, por exemplo. Ainda assim, ele vendeu o dobro do 2008 e até mais que o primo Cactus.
Para a dupla, resta esperar por motores mais modernos, no caso do Firefly 1.0 Turbo com 120 cavalos ou mais, por exemplo, que ajudarão os dois a atrair mais compradores.
No caso do Cronos, o Firefly 1.0 seria uma opção para eliminar de vez o Grand Siena, porém, como podemos imaginar em termos de custos, parece que o sedã compacto de Betim ainda leva vantagem.
Na Argentina, a Renault é outra que quer ampliar a produção em Córdoba, projetando 1.000 novos empregos com adição de um segundo turno, mas somente se puder aumentar as compras de peças importadas. Ela faz os modelos Logan, Sandero, Kangoo e Alaskan na região.
[Fonte: Autoblog Argentina]
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