top of page
rlxlima37

Veja 5 dicas para comprar carro usado com segurança

Os efeitos da pandemia sobre a indústria automobilística são vistos na falta de carros 0km nas lojas e também na elevação dos preços desses veículos. Situação que aqueceu a procura por carros usados.

Mas se essa movimentação toda foi uma boa notícia para os bons vendedores, isso acabou aumentando as chances também de o comprador cair em golpes armados por pessoas desonestas. Confira a seguir algumas dicas para você comprar um carro usado com segurança.


Maquiagem no carro usado

Sabe aquele carro lindo nas fotos, mas cheio de defeitos ao vivo? É por esse motivo que a compra de um carro usado precisa ser bem estudada.

A não ser que você seja um especialista no tema, sempre leve alguém de confiança para avaliar o carro usado. Desconfie de veículos totalmente repintados ou que apresentem diferença de tonalidade na pintura.

Já em relação à quilometragem, carros pouco rodados que estejam com muitas marcas de desgaste ou equipados com pneus em mau estado ou de marcas diferentes podem indicar, na melhor das hipóteses, que se trata de um carro maltratado pelo dono atual.

Para sanar essas dúvidas, é fundamental fazer o laudo cautelar do veículo, que irá indicar o estado real do automóvel.


Golpe do sinal

Um golpe comum é o do carro fantasma. Nele, o suposto vendedor geralmente aponta que o carro está em outro estado. Nos próximos contatos, o golpista informa que recebeu uma oferta de outro interessado e que estão prestes a fechar a venda.

Para enganar o consumidor, é informado que só podem segurar o negócio por meio de um depósito ou transferência bancária. Ao depositar o sinal, o suposto vendedor some com o seu dinheiro.

Outra prática é a de dizer que o carro do anúncio já foi vendido. Mas o golpista diz que tem um parente empregado em um fabricante que pode retirar um modelo semelhante com desconto, pedindo um sinal para ter acesso ao veículo.

Vale destacar que o comprador não deve transferir nenhum valor ao vendedor se não tiver garantias da concretização do negócio.


Carro muito barato

Por falar em preços de carros, desconfie sempre dos veículos que estejam anunciados por preços muito abaixo da tabela.

Existe a possibilidade de que se trate de um anúncio publicado por algum golpista. Mas também pode ser um sinal de carro usado com algum problema mecânico ou alguma outra questão que impeça a sua venda por um preço melhor. Afinal, ninguém gosta de perder dinheiro, não é mesmo?


Negociações com terceiros

Outra prática comum de golpistas é a de anunciar veículos alegando se tratar de um amigo do dono. Ou pior: clonando um anúncio real com dados de contato falsificados.

Por isso mesmo, negocie sempre com um lojista com CNPJ ou com o proprietário do veículo. Para isso, antes de fechar negócio, peça documentos que comprovem essa ligação do vendedor com o veículo do seu interesse.


Busque carros com procedência

Buscar veículos com boa procedência e oferecidos por vendedores idôneos é apenas o primeiro passo para comprar carro usado com segurança.





15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page